Review: “4 Your Eyez Only” Por J.Cole

colezzzzEle voltou, depois de dois anos ele voltou. Cole já era um rapper muito respeitado pelos bloggers norte americanos e até mesmo bloggers nacionais, tinha uma boa base de fãs e já tinha colaborado com vários bons rappers e de renome. Contratado pelo então Jay-Z, Jermaine seguiu na sua luta de ser um dos melhores e maiores rappers da sua geração, depois de duas tentativas que não deram muito certo, em 2014 ele largou o tão  aclamado pela crítica, “Forest Hills Drive”.  Depois de tudo isso, passados 2 fuckings anos, ele volta e larga seu mais novo trampo, com um nome que você já deve ter visto no título dessa análise. Pois é, vamos ver se Cole realmente fez aquilo que esperávamos? Clica aí! 

Pois bem caros amigos, se você não ouviu nenhum disco do Cole eu dou a dica para você ouvir primeiro o Forest Hills Drive, esse disco é o primeiro álbum em que ele entregou aquilo que ele queria entregar. Tanto em “Cole World The Sideline Story” (Debute) e “Born Sinner”, ele já tinha tentado fazer aquilo que ele conseguiu com êxito em suas mixtapes (que pra mim são clássicos) e não tinha alcançado muito sucesso. Se você perceber muito bem, não há uma diferença na linha de produção desse disco em que estou avaliando no momento, com o debut dele por exemplo. O que muda de fato, é que há sim uma subida e melhor conforto lírico do rapper, suas batidas melhoravam à cada ano e a “folga” que Jay-Z deu a ele ajudou um pouco por esse lado. E não querendo ser chato, mas  se você ouvir o disco de 2014, dê uma atenção maior à faixa “03′ Adolescence”, escutando essa track você vai compreender melhor esse disco.

Sendo assim, em 03′ Adolescence, Cole conta a história de um amigo de infância que entra na vida bandida e praticamente induz o MC a não entrar nessa vida, é uma boa faixa e segue de prelúdio para um dos pilares do “4 Your Eyez Only”.  Dito isto, esse disco é dividido em três pilares : A primeira é sua vida como rapper e seus questionamentos nesse meio, já a segunda é sobre sua família, sua mulher e sua  filha recém nascida. Indo para a terceira parte, conta a história do seu amigo que aqui se chama James McMillan Jr e como ele tem um triste fim,  deixando, uma filha recém nascida. (Qualquer semelhança é mera coincidência)

Já explicado o conceito para vocês, vamos para às partes técnicas. No quesito lírico, Jermaine apresentou um trabalho bem basicão mesmo, não há um elemento que se diferencie da lírica abordada no Cole World The Sideline Story, por exemplo. Pra ser mais exato, a lírica aqui tá muitooo pouco rico, não há uma mudança de cadência ou wordplays que chamem atenção. Na produção, o bagulho é bom, mas eu esperava MUITO mais beats do Cole, já que pra mim ele é um dos melhores beatmakers dessa nova geração e não mostrou o porque disso, se eu vi três tracks com suas batidas é muito, grande parte do trabalho ficou com outros producers. Pelo menos, há uma variância na musicalidade, o que tornou o bagulho muito suave e no ponto.

Ainda nas produções, aqui não vemos os samples e cortes geniais que costumamos ver. O único sample que me marcou mesmo foi na faixa “Deja Vú” com um “corte” da música “Exchange” do Bryson tiller ( quem gostou das referências à Dreams comenta aqui, eu também gostei). She’s Mine, pt 1 e 2 são ok demais e a única coisa que me emocionou de fato foi na última track com o nome do disco. Aqui, vemos um grande storytelling do Cole fazendo um paralelo póstumo dele e do seu amigo para suas respectivas filhas, é algo muito bonito o que tornou esse disco com um valor diferencial.  Ademais, eu esperava bem mais do “4 Your Eyez Only”, não é um cd horrível…longe disso, na verdade, desafio vocês à acharem um disco ruim vindo do mesmo. Porém, esse disco não tem culhões para ser um disco do patamar em que o J.Cole reside hoje no rap game. Enfim, não foi isso tudo que vocês acham, isso aqui não é um clássico e muito menos um ótimo disco, tá mais para um disco ‘legal’.

#PAS

Anúncios

2 comentários sobre “Review: “4 Your Eyez Only” Por J.Cole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s