Review Nacional: “Laura Muller Mixtape” por Makalister

4c199ef3d59b052cad26fd1c91946821-1000x1000x1Makalister AKA Jovem Frozen, está de volta aos nossos ouvidos com seu mais novo trampo: “Laura Muller Mixtape”. Sim, Laura Muller, aquela sexóloga que constantemente aparece no “Alta Horas” da Rede Globo. Pois é, o Jovem Maka fez uma mixtape em homenagem à ela. Não só ela, no decorrer do trampo vemos singelas homenagens a várias outras pessoas e artistas. Sendo assim, depois do belíssimo EP “A Terça Parte da Noite” e do álbum visual “Synedoche”, Makalister se mostra um MC ímpar dessa nova escola e que tá roubando a cena juntamente com o BK do Pirâmide Perdida. Três trampos, três lindas obras…acho que já pode pedir música no fantástico, certo?Brincadeiras à parte, vamos logo pro que interessa. 

Pois bem, costumo dizer que há coisas na vida que só se pode ser melhor apreciado na calada da noite, principalmente na madruga. Quem sofre de insônia como eu, ou até quem é viciado na madruga, vai apreciar essa mixtape de uma forma bem diferente. E quem não curte ficar acordado de madruga, e quiser escutar esse trampo nesse horário, assim faça, garanto pra você que a atmosfera vai ser também bem dissemelhante de qualquer hora longe disso. Dito isso para vocês, vou logo apresentar o conceito do disco e é isso que faz Makalister ser um cara bastante diferencial de quase tudo que há na cena nacional hoje em dia. É fácil dizer que a musica do Jovem Frozen não é para todo mundo, é para um público muito específico do rap, um público que gosta de coisas mais orgânicas. Laura Muller nos mostra um jovem  desempregado, apaixonado e viciado em tudo aquilo que lhe dá bastante prazer. Esses seus vícios, são bastante variados, porém, sempre nos é colocado à sétima arte como uma das suas principais paixões. Na nossa review anterior, do EP “A Terça Parte da Noite”, já mostramos como Makalister é um apaixonado por cinema e como quem é cinéfilo vai gostar bastante dele. Deste modo, essa mixtape nos coloca nesse mundo visceral do Jovem Maka e como as películas são seus amores.

Logo em “Pele que Abandono” temos referência ao famoso filme “Pele Que Habito”, um filme independente espanhol do diretor Pedro Almodóvar, que se eu não me engano, é referenciado mais de uma vez nessa obra. Contudo, não é só filmes que são homenageados. Temos também, na faixa “Um Homem Que Dorme”, uma clara referência à obras literárias, como no caso da célebre obra com o mesmo nome da faixa, do renomado escritor frânces Georges Perec. Nesse trampo, como também na musica, temos um cara descolado socialmente e em busca de novos ares, novos amores, novas dores e isso acrescenta em muito a riqueza conceitual dessa mixtape. Em “JovemBlvckFriday”, que é a minha faixa favorita dessa mixtape, vemos o Makalister literalmente o colocando à venda….oras, como ele mesmo diz.. “Vivem twittando que o amor custa caro? JovemBlvckFriday !”

Em relação a conteúdo temático, essa mixtape apresenta um caminho, entretanto esse caminho tem várias coisas boas e rimas introspectas bem inquietantes. Em quesito técnico, não espere uma coisa de outro mundo, jovem frozen não tem uma caneta muito afiada para punchlines, multis e por aí vai. Sua principal arma são suas metáforas e rimas frias que brincam com o banal bem cinza. No quesito da produção, Makalister produziu quase tudo, porém, Efieli, Victor Xamã e Arit produzem umas 5 faixas. Já a masterização, ficou por parte do mano Goss.

Bem venturoso, um pouco caótico, mas ao mesmo tempo bem suave, Laura Muller é uma das melhores coisas que já saiu do ano aqui por nossas terras. Primeira parte de uma trilogia que irá lembrar um sexo à três, Makalister dropa um trampo muito bom e isso mostra o porque dele ser um dos rappers mais conceituais que há dessa nova escola. Senti falta de “Ponga, Espanha”, uma das músicas que ele largou no Soundcloud e que se colocado aqui, acrescentaria em muito. No quesito das participações, o  Bon Vivant na “faixa 8” é uma coisa muito boa e que casou bem com toda a musicalidade. O ritmo  bem bounce misturado com batidas instrumentais são belíssimas, sua musica é diferencial pra caralho. De novo, Makalister coloca outro trampo como um dos melhores da cena no ano de 2016.

Anúncios

2 comentários sobre “Review Nacional: “Laura Muller Mixtape” por Makalister

  1. “Senti falta de “Ponga, Espanha”, uma das músicas que ele largou no Soundcloud”. Essa parte não é bem assim, “Ponga, Espanha” é uma música single que foi lançada, não apenas no soundcloud, mas em todas as plataformas, de streaming, youtube e etc. “Ponga, Espanha”, provavelmente, estará na próxima mixtape do Makalister que deve chegar em breve, talvez esse ano.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Tô ligado nisso, só que primeiramente o som foi dropado no soundcloud, tá ligado? O RND fez até uma série de texto em relação à esses sons que foram largados de forma bem silenciosa. Com relação a isso que você falou, da mixtape, acho foda ! Estou no aguarde. Obrigado pelo comentário.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s