Review Nacional: “Ouro de Tudo” por TremBala do Litoral

tblOi, gente fina, tudo bem com vocês? Vitor aqui voltando as reviews depois de semanas, né? Como eu falei no texto sobre o “Sulicídio”, tava cansadão mentalmente devido à universidade e várias outras fitas. Porém, aqui estou mais um dia nesse lindo blog para mais uma análise sobre o trampo inicial do TremBala do Litoral. Fiz umas breves pesquisas nas internetcha,  e não achei trampos anteriores dele…Deduzi que esse é o primeiro vindo. Sendo assim, Marcos Morcegão, MC encarregado das letras e voz, é um dos destaques dessa semana. Vamos para o que interessa então.

“Ouro de Tudo” segue um conceito, mesmo que superficial, de Midas. Um antigo rei grego, da mitologia grega lógico, que tinha a capacidade de transformar em ouro tudo em que tocasse. Midas é uma figura que é constantemente ultilizado pelos rappers norte americanos, no entanto, Drake é o que mais se destacou entre todos ultimamente com várias referências em relação à esse tema. Apresentado o conceito pra vocês, Morcegão na primeira faixa – que tem o nome do trampo – vem com boas rimas droppadas em cima de um bom boombap. As pequenas críticas sociais e exaltação regional são bastante evidenciados e Tarcio Pirez vem num refrão bacana, mas nada de grande destaque.

Seguindo em frente, na segunda faixa do projeto, temos um trap feito pelo produtor Dactes. Uma coisa que eu curti muito foi a versatilidade na produção. Temos trap’s e boombap’s, não é muito comum encontrar uma produção heterogênea, mesmo que pequena, nos discos undergrounds nacionais. O assunto é voltado não só pra violência na cidade de Salvador, como em qualquer cidade litorânea nordestina. Jabs direcionados ao jogo do rap e ao jogo sujo do tráfico, são tratados de uma forma praticamente iguais, numa síntese bastante legal  com bons punchilines  e um flow versátil com uma regular métrica.

TremBala na febre, Morcego é piloto
Sou um dos mais escrotos narrando a city
Onde as crianças brigam pro almoço
e pankam o crack pra parar o apetite. (…)

Onde existe um universo em crise
contradição, bloco e maderite.
Onde os cuzão quer competição
Quer falar de rap e nem rimam no beat.
Quem bola? Quem fuma? Vaidade minha turma
Seu rap é só insta e maconha
Sei que vocês não rimam é porra nenhuma.” (“Adianto”)

 

Seguindo à diante, temos boombaps modernos com rimas introspectivas também. Tanto em “Magia Azul” e “Jogo dos Signos”, na qual na segunda faixa ele busca um leve love song das ruas e de novo, ele busca um novo tipo de levada que enriquece a transição das faixas, eu achei muito bacana.

Sou um antônimo, um amor surreal. Amante como Deus, pecador como mortal. (“Jogo dos Signos”)

Nas últimas faixas temos “Simbiose”“Cidades de plástico”. Na primeira, damos de cara com a participação do Rixar e seu verso efervescente. Enquanto na segunda, Salvador e sua violência é escolhida para terminar com chave de ouro (TUDO DE OURO) o trampo, com um trap produzido pelo Servo Beats bem bate cabeça. Sendo assim, pra mim, “Ouro de Tudo” do TremBala do litoral é um dos melhores trampos até agora no rap nacional. É conciso do começo ao fim, não há uma faixa ruim e poucas linhas monótonas. O disco trás uma produção regular do começo ao fim, as temáticas são espalhadas, mas respeitadas. Ou seja, todo o EP é feito com carinho e moldado, nunca fugindo daquilo proposto e cheio de méritos. Há versatilidade no flow, todavia, Morcegão não trás AQUELA lírica, percebemos que há sim uma limitação, entretanto ele é muito bom MC naquilo que ele propõe. Versos sem muitos malabarismos técnicos, mas muito fortes. Uma boa surpresa vindo da Bahia (de novo). Nordeste vive, porra!

E há, antes que eu esqueça, as produções são feitas pelos Dactes, MDN beat e Servo Beats. Com masterização do manin Mano Jhoy. Agora sim, isso é tudo pessoal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s