Merda No Ventilador – Ser Lírico Tá Fora de Moda?

mnvliricismo

Fala aí, seus Timmy Turner! Cacique Vinar de volta para abençoar vocês, caros leitores, com mais um MNV, meu segmento favorito desta bagaça que vocês chamam de Rap Sh!t. Dessa vez, trazendo uma questão meio atual mas ainda interligada ao questão da lírica, então, antes de irmos pro texto, dá uma passada no MNV sobre Liricistas, onde eu destrinchei lá várias questões polêmicas, e o que é ser um liricista ou ser lírico. Dá o clique aí, e vamo discutir.

Enfim, tive a ideia desse texto quando numa discussão sobre a diss do Joe Budden pro Drake no nosso grupo lá do Facebook, a Sh!t Mob, eu falei que essa diss, por mais lírica que fosse, seria brutalmente ignorada pela fan base do Drake, que vamos ser sinceros, tá cagando pra liricismo em sua grande maioria. Estaria tudo bem se a fanbase do Drake não fosse GIGANTE e se não tivessemos outras fanbases crescendo com essa mentalidade, é só notar o quão populares são os “trappers”. E não tô aqui dizendo que eles não mereçam um spot no mainstream, se eles conseguem atrair fãs, é óbvio que eles fazem por merecer.

Aí cê me pergunta “Ah, Vinar. Qual o problema disso?” Simples, meu prezado, é uma questão de procura e oferta, quanto mais pessoas procurando por esses artistas menos líricos, mais deles iram surgir. Com mais deles, menos espaço pros ditos liricistas no mainstream, talvez? É isso que vem acontecendo na cena da gringa, de certa forma, por mais que nós tenhamos Kendrick Lamar e J. Cole com álbuns estouradíssimos e super aclamados, quais outros liricistas batem de frente com Future e Drake em termos de popularidade, por exemplo?! Aqui no Brasil, a situação ainda é meio diferente, pelo menos até onde tenho contato, os ouvintes ainda meio que prezam por uma lírica minimanente complexa, mas muitos ainda confundem o conceito de “lírica” e acabam falando atrocidades por aí, como por exemplo o clássico “Eduardo Ex-Facção é um liricista”.

xxlfreshmancover2016

Outro bom exemplo, tá aqui ao lado: Os “freshmen” (“Calouros” em inglês) escolhidos pela XXL nesse ano. Essa é uma capa especial da XXL onde eles escolhem de 10 a 12 rappers que são suas apostas para estourar em um futuro próximo. O “problema” é que ao passar do anos, a quantidade de MC’s  (E quando digo MC, falo de rappers com uma boa lírica) talentosos na capa vem diminuindo, como nesse ano temos só Dave East. E a XXL tá errada de escolher esses caras? De jeito nenhum, também acredito que grande parte desses nomes vá estourar, eles me agradando ou não, essa capa é só um retrato das tendências: Não são os liricistas que tão sumindo, se for procurar no underground vai achar vários MCs fodas, são os ouvinte que não ligam mais para uma lírica elaborada e essa merda toda. Bem, creio já ter exposto o que acho aqui, e como de praxe, espero que cês comentem e interajam com a gente aí e vamo trocar ideia sobre o assunto. CACIQUE OUT!

giphy

#Pas

Anúncios

9 comentários sobre “Merda No Ventilador – Ser Lírico Tá Fora de Moda?

  1. Isso é realmente uma pena, porque eu definitivamente prefiro ouvir músicas mais bem elaboradas liricamente. Caras como Rakim, Big Pun, Eminem, Kool G Rap, entre outros, possuem esquemas de rimas bem elaboradas e uma técnica bem apurada. É triste ver que não se tem tanta preocupação com a qualidade da letra, tanto os artistas como sua fã base não se importam com isso.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Acho que na atual cena nacional por mais que o trap sem conteúdo lírico nenhum ainda temos uma grande resistência lírica (ex primeiramente, Bk, Sant, etct).
    Espero que continuem resistindo e não percamos para o vômito de infinitas palavras em pouco tempo em cima dum beat foda.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Na minha opiniao o melhor liricista do brasil hoje é o Froid, o cara tem um bom jogo de palavras, usa muito bem metáforas, e utiliza figuras de linguagem no geral de um jeito foda

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s