Review Nacional: “A Terça Parte da Noite” por Makalister Renton

makareviewOlá, como vocês estão? Hoje meus caros leitores, irei fazer uma review nacional ! Sim, menino Lahuss me passou essa delícia de EP para analisar e cá estou eu. E para não decepcionar, vou logo lembrando à vocês que escutem também o EP com o mesmo nome do rapper, lançado ano passado e que foi muito bem recebido. Já para esse ano, ele novamente larga para nós mais um registro curto (Pare!) e tamo aqui para mais um dia né rapaziada. Hoje, a review é do disco “A Terça Parte da Noite”.

Os cinéfilos ficarão bastante felizes ao apreciar esse trampo, mesmo que não tenham assistido grande parte dos filmes citados nesse EP assim como eu. O Makalister vem nos apresentando uma vertente mais voltada para belos boombaps cheios de samples cortados de filmes, onde o rapper trás uma absurda variedade de referências que vão do futebol, a personagens e nomes de grandes filmes undergrounds da sétima arte. Para vocês ficarem por dentro, o nome do seu projeto é inspirado em um nome de um filme não muito conhecido, além de trazer punchlines bastante sutis. Para ficar melhor para vocês, logo na primeira faixa do EP chamado “Exercício de Elogio a Mulheres que Amei”, o mc trás conceitos sobre depressão e desilusões onde logo percebemos pela introdução da faixa, que trás um skit de diálogo de algum filme na qual o personagem pergunta para uma garota :

Você vende amor, você vende drogas, vende poesia..qualquer coisa, o que você vende? (“Exercício de Elogio a Mulheres que Amei”)

E daí percebemos que a sacada do MC é que vai muito longe de uma simples garota insegura e infeliz, porque ele também fica em seu íntimo questionamento sobre sua carreira, relacionamentos e sobre seu verdadeiro lugar, um bagulho muito existencial.

Ainda nessa track, percebemos que ele é bastante frio e inexplicavelmente perspicaz em suas sacadas e analogias, chega ser um pouco brilhante. Na segunda faixa, a melhor na minha opinião, que se chama “A Terça Parte da Noite Não Dormi” é incrivelmente introspectivo, as desilusões do amor e os vícios  interligadas com o fato do sofrimento da não possessão carnal é divino. E de novo, percebemos da melhor maneira possível a verdadeira paixão do Makalister pelos filmes, se eu não estiver enganado, ele cita mais ou menos 12 à 13 filmes nessa track, além de trazer metáforas significantes. Suave e frio, tecnicamente ainda precisando de ajustes. Contudo, essa musica é o ponto alto de todo o projeto.

Nas duas últimas faixas, que se chamam “A Vida e Suas Voltas Redondas” e “Amores Perros” ainda mantém a regularidade do registro, além de trazer ainda mais densidade ao conceito. Diante disso, é inegável que Makalister Renton tem seu nome de novo, até agora, com um álbum entre os melhores do ano. Mixado e masterizado pelo Rodrigo Locault, com batidas possivelmente assinadas pelo rapper (não tenho ideia das assinaturas dos beats), “A Terça Parte da Noite” é um álbum dark, suave, introspectivo, contemplativo, solitário e ao mesmo tempo gritante por atenção. Esse projeto é uma delicia.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Review Nacional: “A Terça Parte da Noite” por Makalister Renton

  1. Gosto dessa ideia do “diferente”… Buscar “novas” influências para o “tema” do projeto… embora ainda não tenha tido a oportunidade de conferir… Aguardando as novidades!! Um abç

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s