Single Review Nacional: “Avanço” por Nectar

nectáavancidioreviewboladonaFala, seus gualín do TTK! Uma das maiores revelações do ano passado, e um dos poucos grupos que é unanimidade na equipe, os crias da KGL iniciaram seu calendário de 2016 largando outro peso! Na última 2ª feira, eles soltaram a track “Avanço”, faixa presente na próxima tape que sai ainda esse ano. Chega aí que nois vai passar a visão certinha de ponta a ponta da track.

O responsável pelo 1º verso, assim como o refrão, foi o BK, talvez um dos rappers que mais se destacaram no ano anterior, tanto nos sons da “Seguimos Na Sombra” quanto nos feats. Parece que ele não se acomodou com os elogios recebidos e continua soltando “barras de ouro” (que linhas meus amigos, ouçam a música pra entender). No verso dele rolam vários wordplays como de característica, e ele consegue fazer uma transição maneira entre o flow mais lento que demonstra na maioria do seu verso, com um pequeno trecho onde acelera mais.

O segundo a rimar é o Bril, que chega com uma proposta mais introspectiva, mas nem por isso menos pica. É interessante ver como ele se preocupa em fazer uma simetria entre as rimas das linhas, e complementando com a levada, sobra um resultado bonito no ponto de vista sonoro. Parece que os três compartilharam do mesmo esquema de verso também: começam com um flow mais lento, soltam umas linhas acelerando a levada, e terminam com uma pegada mais melódica. A parte cantada do Bril, aliás, é maneirona, porque o cara é afinado mas não tem aquela voz típica de quem canta no rap, então ficou um lance meio sinistro, que bateu benzão com a sonoridade do beat.

O CHS solta o 3º e último verso e, puta que pariu, que verso. Neguin insiste em não dar muita atenção pro cara, talvez pela personalidade mais lowkey, mas esquece que ele é um monstro rimando. Os esquemas de rima, as transições de levada e as punchlines dele nesse som tão lindas. O cara me rima guaravita com paradigma, isso é algo que eu vou contar pros meus netos porra. Uma parada interessante no Seya que eu queria destacar é essa habilidade dele de brincar com palavras homófonas ou com estrutura parecida pra criar as linhas, como a relação entre prego/praga logo na primeira linha e como ele desenvolve o esquema de rima daí. Bagulho tem potencial pra virar objeto de estudo mermo.

Pra finalizar, mas sem tirar a importância, queria dar os parabéns ao JVNXS por esse belo trap espacial que bateu pesadão, e ajudou pra carai a construir a atmosfera do som. Li uns comentários sobre os rappers não terem atingido o auge lírico nessa track e até concordo; nois ja tem uma noção que eles podem ir bem mais além. Essa track, ao meu ver, serve como buzz mermo, pra dar uma prévia de como eles vêm na tape, e vai ser curioso ver como o BK e o CHS vão dividir as temáticas entre seus lançamentos solo e a mix do grupo. Só queria dizer que a ansiedade tomou conta da equipe, geral locão pra que saiam os trabalhos logo. E é isso aí mes amis, não fechem a aba do blog porque aí vem uma porção de texto mais cascudo que pé de jogador de campinho de terra. Até!

Ouça “Avanço” aqui!

Anúncios

Um comentário sobre “Single Review Nacional: “Avanço” por Nectar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s