Review Nacional: “2ª Via” por Um Barril de Rap

UBRCoverFala aí, seus ala das baianas! Durante essa semana teve uma meia dúzia, uns 16 internautas que pediram pra nois dar uma atenção pro grupo brasiliense Um Barril de Rap, o qual nois não conhecia. Aos 47 do 2º tempo de 2015 eles lançaram esse disco que hoje vai ser revisado por mim, Hussein Bolt. Faz o famoso sinal do Ronaldinho e vem de resenha!

Logo na primeira música do CD, fiquei pasmo com a habilidade dos caras no mic, e esse sentimento foi prolongado ao longo das minhas ouvidas. Os caras tem um flow diferenciado, que casa benzão com os esquemas de rimas internas e multissilábicas que vão rolando nas faixas. Outras paradas que me impressionaram bastante foram as referências que eles conseguem por nas letras, feitas com um senso humor bem ácido, que beira ao caótico; além da melodia (UOOOOOOUUU DI GUERRAAA) totalmente original que eles conseguem por quando rimam, especialmente o Froid: o cara tem um lance meio canto lírico, que consegue transmitir bem nitidamente as emoções das rimas, sem deixar a técnica como MC de lado. Os outros rappers do grupo não ficam pra trás: Yank surpreende com seus wordplays picas e suas bolas de haxixe, e o Sampa chega com levadas e métricas bem inteligentes. Fica aí com um trechinho que demonstra a proficiência dos caras, tirado da “O Resgate do Soldado Brownie”:

Marketing separa a Coca e a Dolly
Eu não sei se meu pau é grande mas a cara eu faço mole
A hora chega o tempo não morre puxaram minhas orelhas
Aí eu fiz que nem o Van Gogh
Sai da zona de conforto pra zona de conflito
Isso só pode terminar na zona
Não preciso mais do seu serviço nem do seu sorriso

A produção das tracks é assinada pelos próprios membros do coletivo, em especial o Froid (que produziu a maioria). Esse é outro tópico no qual a qualidade aliada à originalidade casaram lindamente. Os caras não se prenderam nessa falsa dicotomia de boombap vs trap, ao contrário: souberam muito bem mesclar elementos das duas vertentes, e ainda deram uma cara autoral aos instrumentais, regados de loops de piano e violino (nem preciso falar que combinou pra carai com aquela levada erudita do Froid que eu já citei). Belas bases, que até não se sobressaem tanto musicalmente (achei algumas um pouco parecidas demais com as outras), mas ditam o tom existencial e áspero dos versos presentes com maestria.

Conceitualmente, o álbum triunfa mais uma vez: seguindo o título, os nomes das tracks se relacionam com documentos, e dali os caras dissertam fazendo analogias e metáforas nada clichê. As participações presentes também funcionaram bem: destaque pros feats do Atentado Napalm e do Victor Xamã. No geral, o disco cumpre perfeitamente seu papel: bate de frente com a tendência atual sem se tornar chato ou reclamão, e dá bastante espaço pros MCs mostrarem o que pensam e sua destreza ao musicar esses pensamentos. UBR já é carimbado um dos melhores grupos da cena underground atual. E é isso mes amis, não fechem a aba do blog porque aí vem mais texto de botar medo tipo zika vírus. Até!

Anúncios

5 comentários sobre “Review Nacional: “2ª Via” por Um Barril de Rap

  1. exatamente, um dos maiores grupos de rap da atualidade, amo esses cara, na Bahia pode ter certeza que eles tem uma rapa que segue o trabalho deles #UBRVEMPRASALVADOR!

    obs: Os cara sao super humildes!

    Curtir

    1. Não moro mais lá, Mas nasci bem perto, E as letras dos cara é bem, Sei lá, Meio que os os cara conhece nossa quebrada, Até o nome do grupo é Gíria local, Salve UBR, Salve Bahia!

      Curtir

  2. Os caras são bons, tó curtindo pra caralho o último álbum, acho que é a revelação de brasília.

    obs: arrebentarão no frevo no La ursa, valeu Froid, pelo salve do niver kkk !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s