Merda No Ventilador – Liricistas

liricistas

Fala aí, seus zerados na redação do ENEM! Vinar aqui pra um post diferente, dando uma pausa nas reviews um pouquinho pra falarmos de uma coisa que intriga muitos fãs de rap, principalmente os que chegaram agora e não sabem muito bem o que são os famosos “liricistas” ou que não sabem diferenciar os mesmo de um MC comum, então, chega aí.

Mês passado, eu tava lendo o “How To Rap” que é um livro muito pica que te “ensina” várias coisas fundamentais sobre rap, desde flow até subject matter, é um livro que  engloba quase tudo enquanto perfomance de um MC, e logo no ínicio, eles tiveram a preocupação de destinguir liricistas, fazendo uma espécie de definição, um conceito pro termo:

“Os termos “MC”, “rapper”, “liricista” e “artista”, aparecem diversas vezes em “How To Rap”. Algumas vezes,  são feitas distinções entre esses termos-por exemplo, “MC” pode ser usado para indicar alto nível de habilidade na perfomance ao vivo enquanto que “liricista” é usado para descrever um artista com uma letras particularmente complexas. (…)

Trecho de “How To Rap: The Art And Science of the Hip-Hop MC”

Assim como várias outras discussões dentro do gênero (A definição de um clássico, por exemplo), existem várias definições sobre o que é um liricista e isso é o reflexo de um gênero tão abrangente – O rap vem se tornando cada vez mais popular, abrangendo pessoas de várias etnias, crenças, enfim, gente de várias mentalidades,  e eu acho isso sensacional, isso trazem mais fãs e fazem o gênero crescer. Fodam-se os policiais do rap. – Por exemplo, a galera do Dead End Hip Hop, um dos meus canais preferidos no YouTube fez um vídeo ano passado sobre essa questão “O que é um liricista?”

Enfim, a galera do DEHH acabou chegando numa conclusão que já explicitei no parágrafo anterior: Essa é uma questão muito subjetiva, e cada um vai ter uma perspectiva diferente sobre o termo, e isso depende do que cada um mais valoriza dentro da música. Por exemplo, alguém que valorize o subject matter, ou seja, o tema da track, pode chamar Sabotage de liricista, por ele sempre retratar coisas reais nas suas letras, mas ainda sim, sua lírica é bem simples, não há símiles, duplos sentidos, metáforas, etc.

kyEntão, no final  do episódio Feefo pega a definição de um dicionário: “Uma pessoa que escreve letras para canções”; E essa definição difere da de maioria dos fãs de rap, que assim como eu, quando escutam a palavra liricista vem na cabeça um rapper de letras de letras complexas, um Nas, um Rakim.

Há um tempo atrás, eu ironizei a categoria “Liricista do Ano” do BET Awards que colocou Big Sean e Drake como liricistas e concorrendo com Kendrick e J.Cole, ainda não concordo com isso, eles tão bem longe da minha definição de liricistas, mas para algumas pessoas e por alguns motivos que eu não faço ideia, eles tem lírica complexa, fazer o quê?!

Então, seus cuzão, o que é um liricista pra vocês? Comenta aí, explica que a gente troca ideia, belê? Então, por hoje é isso. PEEACE!

12 comentários sobre “Merda No Ventilador – Liricistas

  1. pra mim, um liricista é um cara que consegue discorrer bem sobre o assunto seja lá qual for, um cara que consegue falar bem daquilo que se propõe a falar.
    kendrick por exemplo, é um liricista porque explora bem seus temas, mais por esse lado lil wayne tmb é, mais as letras do lil wayne (não todas, a maioria) não são conplexas, suas rimas (não todas, a maioria) que são, memo falando de pussy money weed ele sabe rima bem disso. suas rimas são complexas porém suas letras como um todo, não são. eu acho que pra ser liricista tem q construir um texto em forma de rap, então liricista é andre 3000, t.i, rakim, eminem, big, pac, nas, ice cube, jay z, dmx, lupe fiasco, common, mos def, talib kweli, pusha t, kendrick, j cole, big k.r.i.t, e tantos e tantos outros. gente como drake, big sean, asap rocky são grandes rimadores não liricista, e tem uns kanye west, lil wayne, t.i, ludacris que tão no meio termo, tem músicas super liricas mais não são a maioria
    essa é a minha opinião

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu vejo da seguinte forma, o liricista não depende de linhas múltiplas, não depende de sílabas, enfim “técnicas” em geral. A complexidade de suas letras está na letra em si, em como ele a desenvolve, ele escreve aquilo de uma forma que nenhum outro escreveria sobre o mesmo pensamento e por falar em pensamento… O liricista não escreve tudo “mastigadinho”, ele escreve ao mesmo passo q pensa para q vc quando ouvir, tenha a mesma sensação, a de estar pensando de verdade… um MC comum, fala e vc concorda…. um liricista faz vc pensar de verdade…

      Curtido por 1 pessoa

      1. Concordo com os dois, isso de fazer o ouvinte pensar, no final das contas é uma técnica também, Anônimo. Como disse na matéria, isso é algo muito subjetivo mas minha visão bate muito com a de vocês.

        Obrigado pela visita, galera! Espero que cês colem mais vezes. Deixo um convite pra vocês, entrem no nosso grupo do FB, vai ser maneiro ter vocês lá: https://www.facebook.com/groups/947106372001313/

        Curtir

  2. Legal o texto. Parabéns!
    Nunca pensei muito no tema porque pra mim sempre foi claro que o cara lírico é aquele que domina as técnicas da poesia.
    Só pra acrescentar, acho legal expandir o pensamento. Eu por exemplo curto muito samba além do rap e acho o Chico Buarque um cara lírico pra caramba…
    Salve!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim, mano. Em outros gêneros, é uma questão simples, mas dentro do rap é meio controversa. O vídeo que eu coloquei representa bem isso, muitas pessoas usam a expressão no sentido do dicionário, alguém que escreve letras, mas os fãs de rap tem geralmente a visão de alguém de letras complexas.

      Valeu pela visita, bro! Espero que apareça mais vezes e que curta nosso conteúdo!

      Curtir

  3. Pois é, discutindo técnicas, ser “liricista”, é usar da técnica “liricismo”… eu diria que no contexto: “RAP”, “o liricismo” seria mais uma das diversas técnicas que englobam o estilo em questão, se por um olhar mais íntimo da palavra, da expressão, do rap, da poesia… num primeiro momento acredito que tenhamos sim um olhar “superficial” (foi meu o comentário anônimo logo ali rsrs) e acabemos por ter diversas possibilidades do “ser liricista”… interessante opinar e ler sobre o assunto… interessante notar que neste caso, mesmo em um conceito geral, não chegamos em um total do “o que é ser liricista?”… tenhamos por exemplo o termo “cultura”, “o que é cultura?”, não há UMA definição “correta”… sempre acompanho vcs… afinal amo ler e escrever…. destaco meu prazer em encontrar aqui, assuntos a serem estudados… olha, sei que já fazem por aí… mas seria de imensa qualidade levar essa temática para as reviews… com explicações mais detalhadas das letras, e perspectivas de seus compositores… volto a atentar: sei que já fazem isso por aí, mas temos grande espaço para crescer aqui e particularmente, adoraria ler e opinar sobre “reviews” de letras tmbm… “não é só a coca que vende refrigerante”… parabéns e sucesso meus mano..

    Abçs de Shaúl…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Orra, Shaúl. Assim como cê gosta de ler a gente, também adoramos esse feedback de vocês!

      Sobre levar essa temática pras reviews, eu e toda a equipe falamos sobre a lírica do álbum em toda review, mesmo sendo breve, afinal num álbum se tem várias coisas pra se resenhar, analisar.

      Mas é isso, valeu, meu mano! Tamo junto!!

      Curtir

  4. Liricista pra mim simplesmente é a pessoa que faz rap com conteúdo relevante seja a letra complexa ou não,e sobre o Sabotagem a letra dela podia não ser tão complexa mas a técnica dele era monstra e a música dele tinha muito conteúdo para o ouvinte e issofaz dele na minha oopinião um grande liricista pois aliava conteúdo+técnica.

    Curtir

Deixe um comentário

