Single Review Nacional: “A Cena” por Rashid

rashidsingleOi né

Fala ai seus rap de mensagem, tudo tranquilo? O swag imaculado ta de volta aqui, pra agregar mais um pouco de conhecimento sobre rap pra vocês. Hoje to saindo um pouco da minha “zona de conforto” e vou falar sobre rap nacional.

Rashid é um rapper que no começo da carreira não conseguiu chamar minha atenção. Ele apareceu pro rap na mesma época que Emicida, Projota representando a “nova escola” do rap paulista e tal, mas nunca tive muito interesse em ouvir algum trampo dele solo. Isso mudou no ano passado, quando juntamente com o Kamau lançou a excelente tape “Seis Sons”. O Rashid evoluiu MUITO nesse meio tempo, foi de um neguinho pra um preto tipo A, real quick.

A partir daí, comecei a acompanhar seus trabalhos, acabei me identificando bastante com o artista, depois de ver entrevistas, participações, e até trombar ele no ultimo jogo do coringão na Arena Corinthians. Sim Rashid, eu tava lá, i see u nigga.

No dia 16 de Outubro, o menino Rashid soltou para os fãs esse som que tem por título “A Cena”. Nesse som, ele narra algo que já é considerado normal nas quebradas, o famoso enquadro. Mas a abordagem tratada na música não é o correto, é aquele simplesmente sem motivos, geralmente impulsionado pelo racismo e preconceito com morador de favela. Enfim, não to aqui pra tratar desse assunto, vamo falar de rap.

A forma que o Rashid aborda esse assunto, foi muito inteligente. Ele usou alguns elementos de narração descritiva muito bem montadas, dica pra quem vai fazer o enem, coloca a letra do som lá que tu tira 10. Achei foda o clima que ele inicia a música, vai aumentando, assim como em um filme de suspense, ficando mais tenso, mais tenso e quando tá no ápice, ele da uma abaixada brusca, com os vocais bem sentimentais da jazzista Izzy Gordon. A temática que ele usou para descrever A Cena, é justamente essa, como se fosse uma cena de um filme, boa Rashid. O jogo de palavras do rapper é ótimo e é um dos pontos fortes desse som, o flow é bom também, mas não tinha muito o que fazer pois a base trata-se de um jazz, então o Rashid simplesmente recita a poesia, mas sem deixar faltar a ginga de maloqueiro paulista. Por falar no instrumental, vemos a influência que o Kendrick Lamar trouxe para o mundo, fazendo rappers do mainstream rimar no jazz e também abordar o tema racismo. Não tem nada demais no instrumental, é uma bateria pique de “marcha fúnebre” enquanto a Izzy e o piano harmonizam lindamente.

Esse single me deixou hypado para o que tem pra vir, tenho que confessar. Hoje, no rap nacional Rashid é um dos caras que mais me identifico, ele é um cara que tem muita informação guardada, se mostrou ser um cara de cabeça aberta, na entrevista que ele deu pro “Rap Cru” do nosso parceiro Ronald Rios A.k.A Ronald Rivers, ele apresentou suas maiores influências e deu pra ver que o menino escuta musica boa… Inclusive, ele esteve na gringa recentemente, viu de perto a cena de la, deve ter aprendido bastante sobre o tal rap game (kkkkk………..o pai gosta) e sei que tem muito para nos oferecer. PODE VIM RASHID, TAMO PRONTO, CACHORRO!

Anúncios

2 comentários sobre “Single Review Nacional: “A Cena” por Rashid

  1. Concordo que ele evoluiu melodicamente, mas ele sempre foi monstro nas letras, pelo menos desde Hora de Acordar e inclusive as soltas antes, como Dama de Branco e Quando eu Morrer.
    Podia citar mais, mas estou cansado e está tarde… Só vou falar mais uma coisa, da atualidade, Rashid é top 3 em atividade no Rap Nacional (e pra mim ele é melhor que os mainstreen da gringa, inclusive o próprio Kendrick)
    Lá fazem dinheiro e estilo, letras boas são poucas que salva…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s