Drop The Beat! Especial KL Jay

kljay

Salve, molecada ! Aqui é o Santiago com mais um Drop The Beat muito especial pois vou falar da LENDA Kleber Geraldo Simões, o Kl Jay.

Kl Jay começou sua carreira nos anos 80 como DJ, época de ouro do Hip-Hop e nessa época, o rap era caracterizado pela sua diversidade, qualidade e inovação.
Ele agitava os bailes da zona norte de São Paulo com seus vinis ou fitas cassetes, que eram os recursos da época. Mais tarde, no final dos anos 80 juntou-se a Edi Rock, Mano Brown e Ice Blue e formou um dos maiores (se não o maior) grupos de rap do Brasil, os Racionais MC’s.
Hoje, com 25 anos de carreira os Racionais MC’s é considerado por muitos como o grupo de hip hop mais relevante e influente do Brasil. Suas letras consistiam em falar conscientização, denúncia da brutalidade da polícia, crime organizado, drogas, racismo e várias outras questões sociais elevaram o rap para outro patamar, levando suas mensagens por todo o território nacional. Claro que as letras são um ponto muito forte nos Racionais, mas grande parte do sucesso deve-se as bases montadas pelo mestre Kl Jay.

Ele é um grande adepto da música negra americana e suas bases sempre tiveram tais influências de jazz, funk, soul, blues entre outros e geralmente os samples escolhidos são de artistas desconhecidos pela “massa”. As escolhas dele pra sample é impecável, sempre conseguindo passar a “mensagem” da música original para a sampleada. É muito difícil escolher a minha base preferida do KL Jay mas aqui vou deixar o meu top 5 !

5 – Vida Loka (Parte II)
Dessa vez, ele utilizou a música tema do filme “Kiss of Blood” de 1976 interpretada pela orquestra do músico britãnico Ray Davies que traz uma vibe mais “obscura” pra música. Além disso, eles utilizaram um trecho da música do Trilha Sonora do Gueto “Programado pra morrer”, dando aquela moral para outro grupo que também representa o bairro do Capão Redondo.

4 – Diário De Um Detento
Nesse som foram utilizados dois samples. Para a bateria/percussão, linha de baixo e melodia principal ele utilzou um sample da “Easin’ In” do Edwin Starr. A música não possui refrão, mas existe uma pausa que o KL aproveitou para colocar o segundo sample, da música Mother’s son do lendário Curtis Mayfield.

3 – Negro Drama

Uma das letras mais marcantes do Racionais, um verdadeiro hino e o beat não podia ser diferente. De uma forma genial, KL Jay utilizou a mesma melodia da música “Ain’t no Superman” do Jake The Flake. Esse beat se encaixa perfeitamente com a voz e flow dos dois MCs Edi Rock e Mano Brown, cada um na sua particularidade. Rock praticamente está recitando um poema, contando a história e o drama vivido pelo negro no Brasil. No final do primeiro verso, existe uma introdução para o verso do Brown, no fundo é possivel notar alguns solfejos e melismas vocais feitos por uma voz feminina, esse tipo de técnica é utilizada na música negra americana, originada pelos escravos americanos e passam um sentimento de dor e sofrimento que condiz com a mensagem da música.

2 – Jesus Chorou

Esse beat é sensacional ! No começo, ele coloca apenas um som de chuva, pra dar um aspecto de solidão e angústia. Quando o beat começa, pode-se perceber o sample da música Free At Last do cantor Al Green. Ele enfatizou a linha de baixo e adicionou alguns kicks, nem precisou mudar muita coisa pois a melodia ja é muito foda.

1 – Da Ponte Pra Cá

Essa música marca uma certa mudança no que os Racionais estavam acostumados a fazer e também a versatilidade desses MC’s. Essa base é diferente das anteriores e sai dos anos 90 entrando nos 00’s. O beat foi inspirado na música “Cuss Words” do rapper Too Short, mas como é uma produção do Kl Jay TEM que ter alguma referência ao Soul Music, e o usado nessa faixa é a do artista brasileiro Cassiano com a música “Onda”, quando eles simulam um programa de rádio.

Sem dúvidas, KL Jay é um dos produtores mais importantes do rap nacional. Todo fã de rap deve respeito a essa lenda. Sua contribuição para a propagação da cultura em todo país sempre será lembrada ! 

Anúncios

Um comentário sobre “Drop The Beat! Especial KL Jay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s