Drop The Beat! – Samples

E aí, galera ?! Hoje vou falar um pouco sobre “samples”, traduzindo ao pé da letra quer dizer “amostras”, você com certeza já ouviu algum beat que lembrava alguma outra musica. Pois então, no hip hop nada mais é que você pegar um trecho de uma musica e colocar no seu beat em loops, usando como melodia, ou uma harmonia, até mesmo voz e etc. No hip hop os produtores começaram a samplear musicas de vinis, hoje em dia temos muitas opções para samplear, como as baterias eletrônicas da Akai ou as da Native Instruments, ou você pode simplesmente usar um software no computador, seja o áudio vindo de um vinil ou de uma musica baixada pela internet.

São poucos os produtores que não gostam de usar samples, eu particularmente amo usar, mas existem algumas complicações que acontecem nesse meio, por exemplo, o artista da musica original não liberar o sample, muitos acabam processando como já aconteceu muitas vezes ao longo da historia. Biz Markie foi processado pelo seu single “Just a Friend” que ele sampleou do músico Freddie Scott,o single foi um sucesso e entrou no Top 10 da Billboard. Há pessoas que lutam para que os samples sejam proibidos, se querem minha opinião o sample deve continuar existindo, faz parte de uma cultura, tem uma historia. Mas deve existir um acordo entre os dois artistas, arte é para ser usada!

No Hip Hop se samplea mais musicas de artistas de Funk, Soul e Jazz, como Isaac Heyes, Loius Amstrong, Marvin Gaye, Nina Simone,  Ella Fitzgerald. E o artista mais sampleado da história foi o gênio James Brown, que já fazia algumas musicas na levada muito parecida com o que o rap viria ser. Se você quer descobrir o sample dos seus beats favoritos, é só entrar no site WhoSampled que garanto que você vai passar horas se divertindo lá.

É isso pessoal, espero que tenham gostado, se quiserem mandar sugestões só escrever nos comentários, tamo junto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s